Pesquisar neste blogue

terça-feira, 1 de junho de 2010

Testes e Exames




Como fazer a preparação para os testes e os exames?

Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.

Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.

Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.

Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!

Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!

Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.

Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.

Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!

No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.

Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.



Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações.